Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Stayin' Alive - Bee Gees


Well, you can tell by the way I use my walk
I'm a woman's man, no time to talk
Music loud and women warm,
I've been kicked around since I was born
And now it's all right, it's okay
you may look the other way
We can try to understand
The New York Times' effect on man

Whether you're a brother or whether you're a mother
You're stayin' alive, stayin' alive
Feel the city breakin' and everybody shakin'
And you're stayin' alive, stayin' alive
Ah, ah, ah, ah, stayin' alive, stayin' alive
Ah, ah, ah, ah, stayin' alive

Oh, when you walk

Well, now I get low and I get high
And when I can't get either, I really try
Got the wings of heaven on my shoes
I'm a dancin' man and I just can't lose
You know, it's all right, it's okay
I'll live to see another day
We can try to understand
The New York Times' effect on man

Life goin' nowhere, somebody help me
Somebody help me yeah
Life goin' nowhere, somebody help me yeah
I'm stayin' alive

Saudade. Esse sentimento tem me acompanhado há algum tempo. Visito o facebook e procuro amigos de ”aborrecência”, companheiros de profissão, gente querida cujo contato perdi em algum "Triângulo das Bermudas ”... Localizei vários e hoje, por exemplo, estou exultante porque consegui o número de telefone de uma amiga queridíssima. Ela não participa das redes, mas por meio da sua irmã, consegui algo mais precioso: vou ouvi-la!

Ontem, como era muito tarde, não telefonei, mas a nostalgia me fez ouvir velhos sucessos que dançávamos e cantávamos juntas nos tempos dos “"Embalos de Sábado à Noite". Lembro-me bem de que frequentávamos a matinê de uma discoteca perto de casa, a “Number One”. Tínhamos hora para voltar, mas éramos privilegiadas porque morávamos bem perto dessa discoteca que funcionava em um hotel da cidade, na via costeira.

Também íamos à praia nos fins de semana, além de à noite obtermos permissão dos nossos pais para ficarmos sentadas nos bancos do jardim do prédio “até as luzes se apagarem”, isto queria dizer, até as 22 horas. Nossa turma era bacana(em gíria da época) e quase todos que participavam dela são pais e mães hoje, profissionais bem sucedidos e, mais importante, continuam gente boa!

Ainda não sei se essa amiga que reencontrei tem filhos, se é feliz, se está bem, o que está fazendo da vida, mas sei que sinto saudades dela. E espero que ela esteja alegre e engraçada como era. Quando me lembro da gargalhada dela, fico absolutamente feliz!

Ela era a única negra entre nós e, com ela, aprendi muito cedo a dor do preconceito; e tinha raiva e chorava quando ela sofria discriminação. Alguns seres humanos conseguem ser desprezíveis e parecem sentir prazer em ferir.  Mas eu protegia minha amiga! A mãe dela trabalhava no apartamento de uma família residente no prédio e ela era menos favorecida socialmente, mas nunca menos amada.

Era linda, parecia uma modelo! Tinha tudo para entrar no mundo fashion das beldades, mas penso que não foi esse o caminho que ela escolheu. Ensaiávamos Stayin' Alive em busca do passo de dança mais perfeito que o da estrela do filme, a Karen Lynn Gorney. A flexibilidade dela era de dar inveja! Eu conseguia me mexer, mas ela sabia dançar!

Estou ansiosa para ouvir novamente a voz da minha amiga e relembrar nossas aventuras nos anos 70. E, principalmente, espero que ela tenha conseguido fazer da vida a dança mais perfeita; porque o passo mais firme ela sempre mostrou.

12 comentários:

  1. Comentário do amigo Sérgio:

    "Querida Fátima,

    Saudade é a única palavra da língua portuguesa que não tem tradução em outras línguas: existem, sim, palavras que têm sentidos similares, mas não idênticos.
    "Saudade, palavra triste..."
    Saudade é a vontade de rever, de relembrar, de resgatar, de REVIVER.

    Beijão no teu coração,

    Serginho"

    ResponderExcluir
  2. Serginho,

    Essa saudade eu matei ontem à noite.
    Não via a minha amiga há mais de 30 anos.
    E eu estou bem e ela está bem também. kkkkk
    Bjos
    Fátima

    ResponderExcluir
  3. Comentário da amiga Arlene:

    "Eu escrevi um versinho sobre o que é saudade para mim. Saudade é a dor da lembrança; ela doi, machuca e corroi. Ao mesmo tempo em que nos leva ao infinito à procura de algo que não se tem presente,traz à lembrança um dia, um lugar, alguém que se quer muito, muito bem."

    ResponderExcluir
  4. Arlene,

    Sensibilidade sutil a sua. Traduziu meu sentimento.
    Ontem fui abençoada por ouvi-la. Ela continua como sempre foi: linda de todas as formas. Agora eu não vou perdê-la de vista. Nem ela, nem a mamaãe dela.

    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  5. Fátima,
    Gostei de seu texto! Go ahead!
    Beijos,
    Morvan.

    ResponderExcluir
  6. Morvan Querido,

    Um elogio seu não é pra qualquer Maria Mané! Se puder, leia outros para críticas, ok?
    Fiquei envaidecida.
    Bjos,
    Fátima

    ResponderExcluir
  7. Andréa escreveu:

    O texto resvala saudade...acho q isso é o máximo: o autor conseguir q o leitor perceba/sinta o sentimento sobre o qual escreve...

    ResponderExcluir
  8. Oi Andréa!
    Que bom saber que você continua nos acompanhando!
    Matei minha saudade ontem. Quase matei: preciso rever minha querida amiga. Ela estava perdida no tempo, mas não na memória do coração.

    Aguardo seus escritos!

    Beijo,

    Fátima

    ResponderExcluir
  9. COMENTÁRIO DA AMIGA QUERIDA:

    Oi amiga,

    Eu li o seu blog , lindo! fiquei muito emocionada, é muito interessante saber do olhar das pessoas sobre a gente. Já não tenho a mesma flexibilidade e também já não tenho dançado tanto, mas continuo gostando de dançar, o corpichho agora é de bola kkkk!!! e agora mas que nunca estou em busca daquela alegria tão espontânea , pois sinto muita falta dela.

    Ao ler o blog senti uma imensa saudade de nós , como éramos bons naquilo que tínhamos de melhor, nossa "aborrecência" por muitas vezes inocente. Agora vou ficar aqui torcendo para a páscoa chegar e eu te contar o que acontece comigo hoje. Muito obrigada minha amiga como é bom saber que o amor pelos amigos mesmo que passados alguns anos está ali, é só regar que ele brota fresquinho outra vez.



    Um beijo grande,
    A

    ResponderExcluir
  10. Para A:

    Já respondi a ela.
    Aqui, espero que sintam minha emoção.
    Lágrimas e saudades.

    Fátima

    ResponderExcluir
  11. Fatinha,

    Eis enfim eu aqui! E que coincidência que o primeiro texto a ler no seu blog fala de saudade... Quantas saudades de vocês!
    Lágrimas me rolam ao rosto...
    Tão verdadeira foi a sua descrição da amiga querida que consegui identificá-la nas distantes lembranças da minha tenra infância.
    Se todos seus textos forem assim tão cheios de emoção,acho que só aguentarei ler um por dia!
    Lindo, simplesmente lindo!
    Beijo ENORME !!!

    Bebel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebel,

      A primeira pergunta que ela me fez foi: "E Izabella?" Disse que você já tem dois filhos, etc e ela: Nossa! Tô ficando velha mesmo! kkkkk

      Continue lendo! Leia: The Logical Song e Você.

      Acho que vai gostar, mas é impossível conter as lágrimas em The Logical Song!

      Beijos e muuuuuuuuuuuuuuuuuuitas saudades!

      Sua prima que lhe ama.

      Excluir

O que você achou?