Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

La Despedida

No hay más vida, no hay
No hay más lluvia, no hay
No hay más brisa, no hay
No hay más risa, no hay
No hay más llanto, no hay
No hay más miedo, no hay
No hay más canto, no hay

Llévame donde estés, llévame
Cuándo alguién se va, quién se queda
Sufre más

No hay más cielo, no hay
No hay más viento, no hay
No hay más hielo, no hay
No hay más fuego, no hay
No hay más vida, no hay
No hay más rabia, no hay
No hay más sueño, no hay

Llévame donde estés, llévame
Cuándo alguién se va, quién se queda
Sufre más
Shakira


Velório da minha avó materna em uma pequena cidade do interior de São Paulo. Quase todos os seus amigos estavam presentes, lamentando a falta que sentiriam de vovó Francesca. Era filha de imigrantes italianos e  aí havia crescido, casado, criado seus filhos e encantado seus netos.


Eu me sentia desolada porque ela fora uma das mulheres mais fortes e inteligentes da família. E tinha ideias muito além do tempo em que vivera. E era bela... E era digna... E era...

Relembrava alguns momentos passados com ela, principalmente as conversas que tínhamos depois que voltava das aulas, à hora do almoço. Nós discutíamos sobre livros porque ela era aficionada por leitura e eu, também. Dramatizava para ela meus namoros adolescentes e ela me confidenciava fatos marcantes de sua vida de mais de meio século com meu avô, que havia partido no ano passado. Com ela aprendi a ser mais sábia. Minha avó, apesar de ter cursado somente até o antigo ginasial, era senhora de si, conhecia a vida, sabia ensinar com delicadeza.  A partir daquele dia sua ausência me faria amadurecer mais devagar porque já não poderia refletir com ela seus ensinamentos.

Levantei-me e fui, mais uma vez, olhar seu rosto no caixão. Quando estava de volta à cadeira, meu olhar encontrou os de um senhor aparentando uns oitenta anos. Sentei-me junto a minha mãe e perguntei se ela o conhecia. "Seu nome é Bernardo, é uma história antiga..."

Ele seguiu lentamente até onde estava vovó, olhou-a por alguns minutos e beijou-lhe a testa. Colocou orquídeas entre as mãos dela, não sem antes beijá-las, também. Voltou-se para nós duas; olhou um a um, os que estavam no salão. O silêncio no ambiente me dizia que aquele foi um momento difícil e adiado.


" Bernardo e sua avó eram jovens em 1953. Conheceram-se na igreja por meio de olhares trocados furtivamente. Ele era filho de uma das mais influentes e ricas famílias daqui. Nós éramos gente simples do campo, plantadores de trigo. Mas você sabe, "o amor não tem fronteiras". Eles começaram a namorar escondido dos pais até que a mãe dele descobriu e o mandou para um internato. Minha mãe olhava a caixa dos correios todos os dias ; nunca recebeu uma carta, mas ficou esperando por ele. Quando ele voltou, foi para uma rápida visita aos pais; estava casado e morava em outra cidade. Ninguém nunca soube detalhes sobre o casamento. Você sabe, em uma cidade pequena notícia corre logo, mas essa união passou despercebida .


Sua avó silenciou a tristeza. Nunca comentou seus sentimentos, apenas vivia cada dia.  Tempos depois, um jovem médico apaixonou-se por ela e a pediu em casamento. Ela aceitou  e insistiu para que continuassem morando aqui. Ele concordou. Meu pai era um homem sereno.  Trabalhou no Hospital de  Santa Ágata, abriu um consultório e as pessoas o admiravam. Minha mãe dedicou-se a administrar a casa,  educar os filhos e participar, como podia, da nossa comunidade. Sei que esse homem é Bernardo porque tia Mariana, há muito tempo, havia me contado sobre ele e eu o tinha na imaginação".


Após o funeral, revirei a casa de vovó em busca de fotografias, cartas ou outros documentos onde pudesse recuperar essa história de amor, a única que minha avó me escondera. A busca foi vã. Pedi a amigos que desatassem os nós dos  meus pensamentos, mas ninguém conseguia porque, simplesmente, ninguém sabia.


Creio que, na despedida da minha avó,  presenciamos um pedido de perdão. Os jovens podem ser ousados, mas também medrosos porque são ingênuos.  Esse amor interrompido, o sonho não realizado, a mágoa carregada durante tanto tempo, deve ter sido doloroso para ambos. Que esse gesto dele, mesmo que tardio, seja sentido pela alma da minha avó. E que ela possa descansar em paz.


La despedida: http://letras.terra.com.br/shakira/1120250/


7 comentários:

  1. Amorzinho,
    A nostalgia é sempre um reencontro com as coisas belas que ocorreram em nossas vidas.
    O amor, a saudade, a simplicidade, a renúncia e a resignação foram competentemente contemplados nessa passagem de sua virtuosa existência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amor,
    Essa história é linda, mas não faz parte da minha existência... Essa faz parte da existência de outros seres humanos. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo! Infelizmene, não cheguei a conhecer minhas avós. Mas herdei o belo nome da minha avó paterna: Cecília. Sinto uma inveja boa daqueles que puderam desfrutar do convívio com uma avó amorosa e sensível, como você.

    ResponderExcluir
  4. Quanta sensibilidade !!!
    Você é d+
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Toshiko, sensibilidade maior é a sua por se emocionar com a singeleza do texto. Você tem um coração do tamanho do mundo como diz minha filha Paulinha.

    Obrigada pela leitura! Deus lhe abenoe!

    ResponderExcluir
  6. Fátima...que belos textos!
    Sentí-me estimulada a publicar os meus (estou escrevendo um livro de poesias)...
    Que rico seu blog! Parabéns, Amiga. Adorei!
    Vou visitar sempre!
    Temos também outros temas em comum e precisamos conversar, então...bjs

    ResponderExcluir
  7. Lúcia, desde já, meu profundo agradecimento pela sua força e sensibilidade! Gostaria muito de ler suas poesias.

    Nosso assunto em comum está sendo resolvido lá em cima por Alguém muito especial...

    ResponderExcluir

O que você achou?