Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A cidade (Madredeus)

Ai, esta saudade
Não tem idade
Não tem idade
Ai, esta saudade
Ai, esta saudade

Esta cidade
Não tem idade
Não tem idade
Ai esta cidade
Esta cidade

Esta verdade
Não tem idade
Não tem idade
Ai esta verdade
Ai esta verdade




Eu morei em muitas cidades:  nasci em Recife; morei no Rio de Janeiro, Maceió, Amaraji(PE), Petrolândia(PE) e outras cidades daqui do Brasil. Mas morei na Suiça. Sim, mais precisamente em Bussigny, pequena comunidade com cerca de 8.000 habitantes, em Lausanne. Passei um tempo em Lausanne, também, mas Bussigny marcou uma época da minha vida.

Morei na Praça do Russel, abaixo do Outeiro da Glória.
Hoje, não sei por qual motivo, senti saudades de lá. Na verdade, sempre que me recordo de qualquer das cidades que citei acima, sinto um aperto no coração. E pensando bem, sei o motivo: fui bem acolhida em todas e guardo um pouco de cada uma dentro de mim. Não somente dessas onde morei, mas de outras onde passei temporadas. Adoro Lisboa e adoro Genebra. E o Rio de Janeiro é a mais linda de todas!
Em Bussigny, perto da Gendarmerie, Passava lá quase todo dia .

As superquadras em Brasília.
Acho que todas as cidades têm um pouco de todas as outras. Seria uma espécie de mimetismo? Por exemplo: hoje moro em Brasília; será que dia após dia eu não estou deixando registrada a minha vida e plantando, por meio dos meus pensamentos, um pouco das demais cidades que conheci ou pelas quais passei? Talvez minhas lembranças impregnem a arquitetura, as artes e a flora daqui e quem sabe até o comportamento das pessoas com as quais eu convivo. 


Alguma semelhança com Meyrin, em Genebra?
Brasília tem paisagens semelhantes às de  Genebra. Seria o lago Paranoá lembrando o Lac Léman?  E as superquadras tão parecidas à Meyrin? O outono de Brasília tem o mesmo cheiro da Rue do Rive em Genebra. Disso, não tenho dúvidas. Assim que cheguei aqui, meu olfato me transportou para um passeio à beira do lago, em Genebra.


E o Recife? Quando estou na minha terra, recordo o Rio de Janeiro e vice-versa. O povo simpático, as praias bonitas (embora as águas mornas das praias pernambucanas sejam mais agradáveis) e até as favelas... Mas a "Cidade Maravilhosa" é incomparável! É suficiente alguém comentar que está viajando pra lá ou eu atender o telefone e ouvir aquele sotaque que amo, e meus neurônios fazem sinapses em um ritmo de doido. Já estou com vontade de comprar passagens e voar!
Minha cidade natal, a Veneza Brasileira.


Maceió, sol e mar!
Maceió tem gosto de água de côco, cheira às rendeiras do pontal do Trapiche da Barra e inunda meus olhos com o verde do mar. Nas Alagoas as praias são batizadas com nomes pitorescos: praia do Francês, Maragogi( a minha preferida), Paripuera e Praia da Sereia. Nossa, tô parecendo guia turístico!


Mas voltando ao assunto, hoje estou com saudade da Suiça. Saudade dos amigos que fiz, de falar francês fazendo biquinho, de tomar um trem na gare de Lausanne, levar sol deitada nos gramados dos parques. Das baixíssimas temperaturas suiças eu não sinto falta, mas do chocolate quente, sim! De chocolate eu gosto de qualquer maneira!



Rio São Francisco. Indescritível!
E as recordações da Suiça me levam a Petrolândia, no oeste de Pernambuco. A cidade não é bonita, mas é banhada pelo Rio São Francisco. Então, já tem enfeite! Quem conhece sabe sobre o que estou escrevendo. O Velho Chico é poesia em qualquer época do ano. As mulheres lavando roupas nas pedras, as ilhas no meio das águas infinitas, a cor da água mais evidenciada ainda pelo brilho do sol!



Moramos em um acampamento da Chesf, chamado Itaparica, e durante alguns meses trabalhei a 30km de lá. Todos os dias eu era obrigada a fazer meu trajeto em uma estrada margeando o São Francisco. Que obrigação prazerosa, principalmente se não estivesse dirigindo, porque não perdia um detalhe da paisagem. Mas essa é outra história. Conto depois!


Rio Amaraji
Ah! Como não falar sobre Amaraji? Foi lá que iniciei a minha vida profissional. Além de ser cercada de canaviais, tem belíssimas cachoeiras. Os engenhos Amorinha, Batateiras, Não Pensei(é isso mesmo, você leu certo), Garra e Animoso são sítios que permanecem na memória.


Lago Paranoá, na Capital Federal.
O que eu quero, finalmente dizer, é que essa saudade da Suiça me levou a uma conclusão: eu tive a bênção de morar sempre perto das águas. Mar, rio ou lago sempre estiveram presentes na minha vida. E hoje, tanto do local onde trabalho como do nosso apartamento, avisto água. O Lago Paranoá parece me cochichar: você é feita de mar...




Lac Léman.







4 comentários:

  1. Muito bom... me deu uma vontade de conhecer esses lugares...
    Josiel

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Também acho o Rio uma "cidade maravilhosa". Mas amei Paris e gostaria muito de voltar lá. Descobri que Porto Alegre e Recife têm o mesmo cheiro. Deve ser por causa do rio Guaiba.

    ResponderExcluir
  3. Josiel, conheça todos! Todos são belíssimos! Obrigada pelo tempo da leitura. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Ceci, Paris é incomparável!
    Quanto à Porto Alegre, tenho um carinho especial por ela e agora que você descobriu algo em comum com Recife...
    Obrigada pela força! Bjos

    ResponderExcluir

O que você achou?